Será que eu tenho habilidades? Potenciais? Todo mundo só me fala que preciso melhorar… mas eu não sei dos meus potenciais….

Respira fundo, simmmm! Você tem habilidades e potenciais, sem sombra de dúvidas, todos nós temos um enorme potencial, muitas habilidades. A grande questão é o quanto nos conhecemos, o quanto utilizamos tudo isso.

Infelizmente é também uma verdade que se não explorarmos nosso potencial, não seremos capazes de descobrir nossas verdadeiras habilidades, e também, do que somos capazes de realizar em nossa vida. Ou vamos usar nossas habilidades no momento em que ela não seria apropriada…

Você via o quadro “senhor sincero” que era uma comédia, onde a pessoa era muito verdadeira? Esse pode ser um exemplo divertido de usarmos uma habilidade de forma inadequada, ou no momento inadequado.

Eu mesma neguei ao longo da vida muitos dos meus potenciais, muitas habilidades, tendo uma autoestima muito baixa, eu vivia me anulando.

Vamos as dicas:

  • Autoconhecimento

Você tem olhado para você mesmo? Ou tem estado tão preocupado em criticar os outros que não se observa? Ou se observa de forma muito crítica e não reconhece seus potenciais?

Faça uma lista de suas características pessoais, você pode ser uma pessoa comunicativa, que gerencia bem seu tempo, que é curioso…

Tem gente que parece ter um “talento nato”, para realizar determinadas atividades. Sim, mas lembre-se que nem os pássaros nascem voando! Existe um processo de desenvolvimento antes do primeiro voo. Nossas habilidades naturais são sem dúvida, ótimas oportunidades para explorarmos o nosso potencial, pois iremos aproveitar os ditos “dons naturais”.

Precisa de ajuda? Veja o livro: Descubra seus pontos fortes (a foto da capa está nos livros indicados no instagram)

  • Tenha um alvo

Temos  muitas habilidades, mas se você tem um alvo definido, isso te ajuda a escolher o que usar, em qual momento. Isso ajuda a você escolher em qual habilidade vai focar para aprimorar.

Esse alvo será seu grande motivador durante todo o processo, ele é o seu farol! Cada passo valerá a pena pois você estará mais próximo do alvo!

  • Ousadia de ser você

Descobrir quem somos e termos a ousadia de assumir essa realidade dá medinho, mas depois é libertador! Acreditar em si mesmo é sem dúvida o alicerce para todas as nossas ações. Para explorarmos nosso potencial ao máximo, precisamos antes de tudo acreditar em nós mesmos. Lamentavelmente, damos mais crédito aos outros do que a nós mesmos. Acredite no seu saber! E não se preocupe com o julgamento dos outros.

Se nós não acreditarmos em nós mesmos, como usaremos o nosso potencial? Ninguém fará isso por nós. Os outros já existem no mundo, você é único, se você não se permite a ser você?? Quem será?

  • Não se esconda! Se exponha!

Tem momentos que vamos sentir medo, insegurança, vergonha, mas está tudo bem!! É normal, acredite! Hoje eu fui postar um vídeo no instagram e acabei duplicando o danado, ficou lado a lado rsrsr cometi um erro e todos vão achar estranho, mas se eu não fizer, não vou aprender.

Imagine se eu tenho um talento, mas ninguém sabe disso… No mundo empresarial isso é um forte sabotador. Estou me preparando para crescer profissionalmente, pois desejo assumir uma liderança, mas nunca me exponho em uma reunião, em um projeto….

Rollo May dizia “Coragem não é ausência de medo, mas sim, caminhar apesar das pernas tremendo de medo”.

As pessoas que vencem, não deixam de sentir essas emoções. Elas caminham, apesar delas. Novamente, a grande maioria fica paralisada pelo medo, insegurança, necessidade de ser perfeito etc, mas depois reclama e ainda fala da “sorte” dos outros.

Para explorar seu potencial você deve procurar por situações em que se sinta desconfortável, Isso é sair da zona de conforto. Se falar em público é difícil, tente fazê-lo. Através dessas exposições vamos ficando mais fortes. Comece com pequenos passos, em situações fora do trabalho, onde sua carreira não fica “ameaçada” rsrs e vai avançando.

  • Procure apoio

Pergunte a si mesmo: quem poderá me ajudar nesse processo? Quem ou o que eu posso fazer que me conduzirá ao próximo patamar?

Podemos aprender muito com pessoas através de livros, vídeos, seminários, cursos e palestras. Ou escolher ter um Coach, um Mentor, fazer um processo terapêutico, perceba o que é leve para você.

O processo é contínuo, sempre podemos aprender

Aprender com os nossos acertos e erros, no meu ponto de vista, só se torna um erro quando só serve para eu me vitimizar, me torturar… se uso para meu aprendizado, passa a ser um grande presente e subo de nível!   Melhoro meus resultados futuros.

Quando você errar, avalie todo o  processo e veja o que poderia ser mudado.

Esta é uma ótima maneira de explorar o seu potencial, pois você entra em processo de auto descoberta.

Lembre-se, o que te trouxe até aqui não te levará adiante!

Descubra seus potenciais, use suas habilidades.